Sunao Katabuchi + Isao Takahata – Destaque Monstra 2018

Dia 14 de Março, Quarta-feira, às 22h00 no Cinema City Alvalade. (14′ + 60′ VO, leg.pt, en)

Dois filmes numa sessão especial da Monstra que acredito ser uma das mais interessantes do festival, pela possibilidade de assistir a duas obras pouco conhecidas e divulgadas por estas bandas.

Primeiro “Sobre Este Planeta” (1998) de Sunao Katabuchi, o realizador de “Neste Canto do Mundo”.

Esta curta já foi exibida em Portugal no Cinanima de 98, algo destacado no site oficial, regressa agora para mais uma oportunidade de visualização.

A sessão conta com a presença do seu produtor Takashi Namiki que integra também o júri de longas metragens do Festival. Sendo ele próprio uma figura emblemática da história da animação nipónica desde a década de 70, teve neste filme o seu primeiro crédito como Produtor.

 

Logo a seguir passa “Gauche, o Violoncelista” (1982) de Isao Takahata, a outra grande mente do estúdio Ghibli.
Para entender Takahata, a sua história, importância e filosofia nada melhor que ler este excelente artigo do Japan Times (Link)

“Gauche” é um filme sincero e sensível que através de um ambiente de fábula, mostra-nos o coração de quem ama verdadeiramente a sua arte e a persistência necessária para continuar, mesmo quando a técnica falha.

Adaptado de um conto, do escritor Kenji Miyazawa, sobre um violoncelista mediano que luta para se superar. Ao longo de quatro noites vai ser visitado por diferentes animais, com os quais aprende e cresce como artista.

Um verdadeiro clássico da história da animação Japonesa e o último filme que Takahata fez antes de formar o Estúdio Ghibli com Hayao Miyazaki em 1985.
Imagino que tenha sido um trabalho de amor que, segundo a Wikipédia, foi feito ao longo de 6 anos e como exemplo de dedicação o animador principal, Shunji Saida, teve lições de violoncelo para poder capturar realisticamente o movimento dos dedos.

Para mergulhar a fundo no filme e em todos os seus aspectos como a produção, filosofia do autor, esboços, storyboards, cenários, layouts, comparação de keys com a animação final e mais, existe uma aplicação para iPad, iPhone e Mac, que apesar de cara parece valer cada cêntimo. (Link iTunes)

Post navigation

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: